novas


. Intervalo-Escola: intervalo em curso – dia 29/03, lançamento da publicação relativa aos processos vividos pelo grupo de trabalho ao longo das imersões no estado de São Paulo e do Amazonas. Intervalo-Escola está na lista de projetos pré-selecionados para o Prêmio Select de Arte e Educação.


. Explode! Residency e Ataque no Cidade Queer: lançamento da publicação impressa e do minidocumentário que compreende a curadoria dessa residência internacional e de uma batalha de dança, idealizada e realizada por Cláudio Bueno e João Simões, em colaboração com Lanchonete.org, Musagetes e grupo colaboradores

. Explode na mostra Motumbá: memórias e existências negras. Cláudio Bueno e João Simões realizaram, no Sesc Belenzinho, a curadoria do recorte LGBTQ+ da mostra, entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017.


. Explode! Umzabalazo: no mês de abril a plataforma Explode trará ao Brasil a performer UMLILO (África do Sul), que apresentará seu show no Sesc Belenzinho (28) e Itaquera (29), além de coordenar um workshop na unidade Santana entre 1 e 5 de maio – inscreva-se. O workshop buscará fomentar o fortalecimento de uma luta global desde uma perspectiva do corpo e suas dimensões estética, política e social.

http://intervaloescola.org
http://intervaloescola.org/intervaloemcurso

+ Intervalo-Escola é uma plataforma que mapeia e experimenta modos de aprendizagem em/contra/sobre/a partir do campo da arte. Os acontecimentos da Intervalo enfatizam modelos de aprendizagem colaborativos, cooperativos, não hierarquizados, imersivos, sensíveis e informais. Colocando-nos sempre frente a possíveis diálogos e antagonismos em relação às práticas e conceitos formais de ensino. Essa é uma escola sem lugar fixo e que atua como zona temporária imersiva, na qual cada acontecimento é composto por grupos, lugares, saberes e contextos específicos. A Intervalo-Escola foi criada e tem como colaboradores centrais os pesquisadores-etc. Cláudio Bueno e Tainá Azeredo.

Entre os meses de novembro de 2016 e fevereiro de 2017, aconteceu a edição Intervalo-Escola: Intervalo em Curso, entre São Paulo e Amazonas.

+ intervalo em curso é um projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª edição, voltado para artistas, pesquisadores e agentes do campo das artes. A primeira etapa do programa aconteceu em São Paulo, em colaboração com a Casa Tomada, entre 28 de novembro e 18 de dezembro de 2016. E o segundo momento aconteceu no Amazonas, junto à Casa do Rio e o Centro de Saberes da Floresta, apoiados pela RDS Igapó-Açu, entre 23 de janeiro e 11 de fevereiro. Para cada edição do programa um artista é convidado a pensar junto ao grupo as atividades e estratégias de compartilhamentos de saberes. Em São Paulo, a imersão foi desenvolvida junto ao artista-etc. Ricardo Basbaum, e no Amazonas, juntamente com o artista e pesquisador Jorge Menna Barreto.

As primeiras edições da escola aconteceram no contexto da BR-319, no estado do Amazonas, em parceria com a Casa do Rio e a RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Igapó-Açu.

 
http://buenozdiaz.net/files/gimgs/th-48_Intervalo-Escola_floresta.jpg

Visite a publicação da Intervalo-Escola: intervalo em curso AM e saiba detalhes sobre essa imersão: http://intervaloescola.org/intervaloemcurso/#am

 
http://buenozdiaz.net/files/gimgs/th-48_naldo_feira.jpg

Visite a publicação da Intervalo-Escola: intervalo em curso SP e saiba detalhes sobre essa imersão: http://intervaloescola.org/intervaloemcurso/#sp

 
http://buenozdiaz.net/files/gimgs/th-48_12792102_195026607530032_8325660915568698554_o-1.jpg

Protótipo de Escola Flutuante realizado pelos Tupigás (grupo de jovens das regiões do rio Tupana e do Igapó-Açu) - Amazonas.